“Estamos na Champions para desfrutar, ser ambiciosos e sonhar”

Casillas falou sobre o duelo entre o FC Porto e a Juventus numa entrevista à UEFA

 

Iker Casillas esteve à conversa com a UEFA para projetar o duelo com a Juventus, dos oitavos de final da Liga dos Campeões. O guarda-redes falou sobre uma “bonita eliminatória” para a qual admite que os pentacampeões italianos partem com maior favoritismo, mas lembra, do alto da sua experiência nestes palcos, que “no mundo do futebol tudo pode acontecer”: “Há seis ou sete meses, estávamos a jogar o playoff de acesso à Champions contra a Roma, uma equipa com excelentes jogadores, e conseguimos vencê-la. Às vezes, o entusiasmo, o desejo, o esforço e a coragem podem superar a capacidade individual. Estamos aqui para desfrutar, ser ambiciosos e sonhar .”

O internacional espanhol alerta, no entanto, que os Dragões terão que estar no seu melhor para ultrapassar a Vecchia Signora e para, quiçá, chegar à final de 3 de junho em Cardiff: “Somos uma boa equipa que está a progredir gradualmente com ajuda de jovens jogadores. Teremos pela frente um adversário de alto nível, que está habituado a jogar quartos de final, meias-finais, finais… É bom poder sonhar, mas também temos que ser realistas, ter os pés bem assentes no chão e pensar passo a passo”, diz o número 1 dos azuis e brancos, que reconhece que a sua experiência na Champions, competição que já venceu por três vezes ao serviço do Real Madrid, pode ajudar os colegas a sentirem-se mais confiantes.
Na opinião de Casillas, esta época o FC Porto joga de uma forma “mais convincente”, é defensivamente “mais sólido” e tem “alguns jogadores rápidos na frente que podem causar muitos problemas ao adversário”. O guardião olha para o plantel e vê como positiva a mistura da experiência de alguns jogadores como Maxi, Felipe e Marcano com a juventude de outros. “Jota, Otávio, André Silva e Corona têm uma grande vontade de fazer bem e de ver os seus nomes assumir maior destaque na Europa e a Liga dos Campeões é uma boa oportunidade para eles. Queremos desfrutar da Liga dos Campeões, que é uma competição maravilhosa, mas o nosso alvo é muito claro, é a Liga portuguesa”.

O nome de Gianluigi Buffon surgiu, inevitavelmente, durante conversa. Para o guarda-redes da Juventus sobraram elogios de Casillas, que mantém com o internacional italiano uma relação de amizade: “Evoluímos juntos e tivemos uma carreira semelhante: ambos ganhámos muito e muitas vezes jogando um contra o outro também. O futebol italiano não terá outro guarda-redes como ele. Na Europa e em todo o mundo, ele é considerado um dos melhores de todos os tempos. A nossa é uma rivalidade saudável e boa, damo-nos bem, e jogar contra ele é sempre um prazer.”

Fonte: FC Porto