FC Porto é quem mais beneficia das mudanças na UEFA

Alterações nos coeficientes beneficiam o FC Porto, uma vez que os clubes serão premiados por conquistas passadas nas provas europeias

O FC Porto é a equipa portuguesa que mais beneficiará das alterações dos coeficientes da UEFA.

As novas medidas, aprovadas e divulgadas esta sexta-feira pelo organismo, apresentam algumas mudanças nos cálculos dos coeficientes de cada clube, sendo que este incluirá pontos de bónus por conquistas passadas na provas europeias.

Passamos a explicar a tabela de bónus: qualquer clube que tenha conquistado a Liga dos Campeões nos últimos cinco anos recebe 12 pontos de bónus por conquista, enquanto uma conquista da Liga Europa no mesmo espaço de tempo confere um bónus de três pontos.

Clubes que tenham conquistado a Liga dos Campeões a partir de 1992/93 e até 2013 recebem oito pontos, enquanto a conquista da Liga Europa (Taça UEFA) no mesmo período vale dois pontos. A conquista da Taça das Taças, agora extinta, vale dois pontos.

Uma conquista da Liga dos Campeões antes de 1992/93 vale ao clube quatro pontos, sendo que uma conquista da Liga Europa nesse intervalo de tempo resulta num ponto. Aqui, a Taça das Taças vale um ponto.

Com estas alterações, o FC Porto terá sempre mais 16 pontos no cálculo do coeficiente, uma vez que conquistou duas Ligas dos Campeões (1987 e 2004) e duas Ligas Europas/Taça UEFA (2002/03 e 2010/11). O Benfica, por sua vez, beneficiará de oito pontos de bónus, vindos de duas conquistas da Liga dos Campeões, na altura Taças dos Campeões (1960/61 e 1961/62). O Sporting terá um ponto de bónus, proveniente da conquista da Taça das Taças, em 1964.

Fonte: Ojogo

Imagem: Alberto Fernandes