FC Porto segura Marcano

MARCANO AVANÇA PARA A RENOVAÇÃO

Espanhol é indiscutível e só tem mais um ano e meio de ligação aos dragões. Processo já arrancou

Aos 29 anos, o central conquistou a confiança de Nuno na pré-época e é um dos mais utilizados pelo treinador. Estatuto no plantel reforçado com a utilização da braçadeira de capitão

Figura de proa na defesa do FC Porto, Marcano deverá ser chamado em breve pela SAD para renovar o contrato. A ligação do espanhol com o clube expira dentro de uma época e meia e, por isso, os portistas já equacionam a melhor forma de o prender por mais algum tempo. O processo ainda está numa fase muito prematura, uma vez que as conversas foram apenas exploratórias, mas tudo aponta para que as duas partes cheguem a um entendimento ainda antes de a temporada terminar.

Depois de um ano francamente infeliz, marcado por alguns problemas físicos e por uma campanha coletiva para esquecer, Marcano voltou a exibir as qualidades que fizeram dele um dos esteios da defesa portista em 2014/15, que chegou a ser a menos batida da Europa. A continuidade do central foi colocada em causa durante o verão, mas a verdade é que aos poucos foi conquistando a confiança de Nuno Espírito Santo, ao ponto de ser hoje um dos indiscutíveis do treinador. Além disso, é um dos elementos mais experimentados e respeitados no seio do plantel. Faz parte da hierarquia dos capitães e em Chaves, com Herrera e Rúben Neves de fora, até ultrapassou André André a esse nível.

Face ao rendimento que Marcano vem apresentando na Liga dos Campeões e no campeonato –é o central mais difícil de ultrapassar nos duelos individuais entre os grandes nacionais –, a sociedade desportiva azul e branca tem consciência de que existe a possibilidade de no verão surgirem propostas para o vender. A fragilidade das finanças até obriga os dragões a realizarem algumas transferências, mas os interessados no espanhol poderão tentar negociar por valores mais baixos do que seria natural. Afinal, o jogador natural de Santander estaria a entrar no último ano de contrato e, em janeiro de 2018, poderia comprometer-se livremente com outro clube.

Nos últimos anos, o FC Porto só perdeu Paulo Assunção (para o Atlético de Madrid) em situação idêntica, pelo menos entre jogadores habitualmente titulares, mas esse é um exemplo que ninguém deseja ver repetido.

19

São os meses que restam para expirar o contrato de Marcano, que em 2014 assinou até 30 de junho de 2018

CASILLAS E EVANDRO TAMBÉM COM VÍNCULOS CURTOS

O contrato de Marcano é um dos mais curtos do atual plantel em termos de duração. Com exceção de Casillas, que na última temporada anunciou o prolongamento da ligação ao FC Porto até 2018, os outros elementos mais utilizados por Nuno têm vínculos mais extensos do que o espanhol. Além do guardaredes e do central, só há mais um jogador com um contrato similar: Evandro. O brasileiro, contudo, tem sentido muitas dificuldades para entrar nas costas dos treinadores, pelo que a urgência na renovação não é tanta.

FONTE/ OJOGO

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *