FC Porto-Sp. Braga (antevisão): fases distintas na luta pelo pódio

Um ponto separa as duas equipas na entrada para a 12.ª jornada

 

O MOMENTO

FC Porto: a receção dos dragões ao Sp. Braga acontece na fase mais atribulada da época azul e branca: os últimos sete jogos dos comandados de Nuno Espírito Santo culminaram em seis empates e uma vitória. O FC Porto não vence há cinco encontros e não marca qualquer golo há quatro, desde a receção ao Benfica, a 6 de novembro. O registo é um dos piores na história recente do clube e coloca em causa as aspirações azuis e brancas para a temporada. A sete pontos do líder Benfica e a dois do Sporting (antes do arranque da jornada), o FC Porto está obrigado a vencer para manter o contacto com a frente do campeonato.

Sp. Braga: na ressaca de uma das maiores vitórias da história do clube para o campeonato, frente ao Feirense (6-2), a turma arsenalista desloca-se ao Dragão na terceira posição, um ponto acima do FC Porto. A fase dos comandados de José Peseiro é positiva, com três vitórias nos últimos cinco encontros e um registo ofensivo assinalável: treze golos marcados em apenas cinco partidas. Pontuar no reduto dos dragões pode ajudar a cimentar o terceiro lugar.

AUSÊNCIAS

FC Porto: nada a assinalar.

Sp. Braga: Ricardo Ferreira, Velásquez, Mauro e Pedro Santos (lesão).

DISCURSO DIRETO:

Nuno Espírito Santo: «O jogo de amanhã [sábado] é difícil. O Sp. Braga vem de um grande resultado, merece todo o nosso respeito. Conhecemos profundamente o adversário, sabemos as suas qualidades, o que nos pode fazer e o que temos de contrariar. Mas queremos, essencialmente, potenciar o nosso jogo. Jogamos no Dragão e queremos ganhar, isso é em todos os jogos. Amanhã vamos tentar demonstrar isso em campo».

José Peseiro: «Fala-se agora dos golos que o FC Porto não faz, mas há quatro ou cinco jogos o FC Porto era a equipa com mais golos da nossa Liga. E também não sofre. E nós vemos os jogos, não só o resultado que é o que determina a opinião de muitos vocês. Não vamos nessa onda. Sabemos o valor do FC Porto. Em casa tem quatro vitórias e um empate e da forma que foi esse empate».

HISTÓRICO DE CONFRONTOS

FC Porto e Sp. Braga partilham uma longa história de duelos, que contabiliza um total de 146 confrontos para todas as competições ao longo de cerca de 90 anos. O favoritismo pende de forma clara para o FC Porto que soma 101 triunfos dos 146 totais, contra apenas 20 do Sporting de Braga. Os restantes 25 encontros terminaram com um empate. Em jogos no Dragão a contar para o campeonato, os azuis e brancos cimentam esse favoritismo, com 49 vitórias num total de 60 encontros. Apenas em três ocasiões os arsenalistas saíram do reduto do FC Porto com os três pontos.