Má ponta final vale primeira derrota da época

Equipa de andebol perdeu por 29-26 na Dinamarca, com o Midtjylland, em encontro da 1.ª jornada do grupo B da Taça EHF

 

À 31.ª partida oficial esta época, surgiu a primeira derrota. O FC Porto perdeu na tarde deste sábado no pavilhão do Midtjylland, por 29-26, em jogo da primeira jornada do grupo B da Taça EHF, de que também fazem parte os alemães do Göppingen e os espanhóis do Granollers. Os Dragões comandaram grande parte do encontro, mas os últimos 18 minutos, em que sofreram um parcial de 5-11, foram fatais. Aos 42 minutos, os portistas lideravam por 21-18 e aos 47 por 22-20.

A primeira parte foi equilibrada, mas o FC Porto esteve mais vezes em vantagem e foi para o intervalo com dois golos de vantagem, graças a remates de Matic e Miguel Martins. Os guarda-redes das duas formações estiveram em grande plano, mas há que destacar em particular as intervenções de Hugo Laurentino, que defendeu até um livre de sete metros.

Na segunda parte, os Dragões tiveram por cinco vezes uma vantagem de três golos e tiveram oportunidade de chegar aos quatro – o que poderia ter sido determinante -, mas não conseguiram suster a ponta final do adversário. Os dinamarqueses chegaram ao empate em cima do minuto 50 (22-22), e passaram depois para a frente, aproveitando o facto de o FC Porto ter estado quase nove minutos sem marcar, entre os 46 e os 55. A exibição do guardião Winkler e algumas perdas de bola no ataque explicam este período negativo. A reação que se seguiu não chegou a tempo e ainda fica alguma perplexidade pela forma como a equipa de arbitragem validou como golo, sem hesitar, um remate de Espen Lie Hansen (26-23) que parece não ter passado a linha.

O atirador Hansen, vice-campeão do Mundo em janeiro, ao serviço da Noruega (tal como o companheiro de equipa Tangen), foi mesmo um quebra-cabeças para o FC Porto e o melhor marcador da partida, com oito golos em 11 remates. Alexis Borges e António Areia, com cinco golos, foram os mais certeiros dos Dragões.Na segunda jornada, a 19 de fevereiro (domingo), às 19h30, há receção ao Göppingen.

FICHA DE JOGO

MIDTJYLLAND-FC PORTO, 29-26

Taça EHF, grupo B, 1.ª jornada
11 de fevereiro de 2017
Messecenter, em Herning

Árbitros: Konstantinos Katsikis e Michalis Michailidis (Grécia)

MIDTJYLLAND: Tim Winkler (g.r.), Eivind Tangen (2), Morten Slundt (2), Jacob Sjörslev-Ostergaard (2), Dennis Kirkegaard (2), Jorgen Rasmussen (1) e Espen Lie Hansen (8)
Jogaram ainda: Lars Eggen Rismark (g.r.), Oliver Bondrop, Rasmus Carlsen (5), Mathias Pilgaard, Bastian Straede, Kristian Gjessing, Kasper Gudnitz (7) e Casper Sas Sörensen
Treinador: Morten Secher

FC PORTO: Hugo Laurentino (g.r.), Nikola Spelic, Gustavo Rodrigues (2), Rui Silva (3), Daymaro Salina (2), Alexis Borges (5) e António Areia (5)
Jogaram ainda: Alfredo Quintana (g.r.), Victor Iturriza, Leandro Semedo, Miguel Martins (3), Felipe Santaela, José Carrillo (1), Ricardo Moreira (2), Hugo Santos e Marko Matic (3)
Treinador: Ricardo Costa

Ao intervalo: 13-15

Fonte: FC Porto