O FC Porto um a um pelo ex-capitão Lucho González

LUCHO VOTA EM BRAHIMI E ANDRÉ SILVA

Argelino é decisivo, mas a figura é o goleador. O FC Porto um a um pelo ex-capitão

Esteve no Porto, falou com o treinador, o presidente e tomou o pulso à equipa pela qual torce desde o Brasil. El Comandante sente que os dragões estão a crescer e não vão parar. O caminho leva ao título

Já se sabe que o voto de Lucho González cai sempre para FC Porto, mas no sufrágio entre os jogadores mais fortes do plantel, o argentino teve dúvidas em escolher. O ex-capitão avisou logo que “todos do plantel, ou da equipa que mais joga têm muita qualidade”, mas foi em Brahimi e André Silva que passou o visto de certificado de maior qualidade. “Brahimi foi quem mais me surpreendeu. É ele quem mais decide no FC Porto em todos os jogos. É ele o grande desequilibrador. Mas a figura da equipa é André Silva. É um avançado da casa que tem jogado bem, marcado golos e que já se impôs na equipa. E é sabido do difícil que é para um avançado, especialmente da formação do clube, imporse num clube que tem a memória recente de grandes avançados e onde a comparação é inevitável. O André conseguiu e isso é muito relevante. Está a fazer um trabalho imenso”, frisou, na explicação da escolha.

A conversa com El Comandante até começou pela emotividade que o campeonato ganhou nos últimos dias. O à-vontade com que foi destacando jogadores e os pormenores que acrescentou comprovam o conhecimento de causa. E, ao desafio de O JOGO, Lucho respondeu sim e falou individualmente sobre todos os jogadores que são mais utilizados pelo treinador.

De uma forma geral, “a solidez da dupla de centrais”, a “a diferença que Óliver e Herrera fazem no meio”, e a “qualidade individual de Corona” foram aspetos que quis sublinhar. Mas também Danilo lhe agrada. “É jogador à Porto e está a aparecer no momento em que a equipa mais necessita. O clube costuma reconhecer isso e deu-lhe o contrato mais longo do plantel”, comentou.

O resto está no resto destas duas páginas. De Casillas a André Silva, com passagem por mais 10 jogadores de que Nuno gosta. E, já agora, Lucho também.

Casillas

Guarda-redes

“Sobre Casillas não tenho muito a dizer e nem é preciso. A carreira dele, os números e os títulos falam por ele próprio”

Maxi Pereira

Lateral -direito

“O Maxi continua sempre a jogar a um bom nível. É exatamente aquilo a que nos habituou ao longo dos anos”

Marcano

Defesa -central

“Está a fazer uma grande época e é um dos grandes capitães que o FC Porto tem. Funciona muito bem com o Felipe”

Felipe

Defesa -central

“Não é fácil falar de um central sem o outro. A dupla está a ser muito importante na equipa e oferece muita estabilidade”

Alex Telles

Lateral -esquerdo

“É um lateral que ataca muito e é isso que mais se destaca nele e faz a diferença”

Danilo

Médio -defensivo

“Tem vindo a crescer desde que chegou. É o típico jogador à moda do Porto, com muita entrega e sacrifício”

Herrera

Médio -ofensivo

“Jogámos juntos e percebi que quando tivesse uma oportunidade iria conquistar o seu espaço e responder às expectativas”

Óliver Torres

Médio -ofensivo

“Sente-se muito à vontade no clube. Ele próprio já declarou isso, mas nota-se em campo. Tecnicamente é muito forte”

Corona

Extremo

“É um dos jogadores que mais gosto. Para mim é dos que têm mais qualida- de no plantel e um dos que têm um futuro maior pela frente”

Brahimi

Extremo

“Foi quem mais me surpreendeu. Tem sido o maior desequilibrador em cada jogo. Voltar a este nível provou muita qualidade”

Diogo Jota

Avançado

“É um jogador muito rápido e com muita potência. Sendo ele muito jovem, parece-me que tem grande futuro”

André Silva

Avançado

“É a grande figura. É da casa e conquistou o seu espaço, o que não é fácil, porque o FC Porto já teve grandes avançados”

Fonte: Ojogo