Os e-mails do “Apito Abençoado” – Parte I

Durante o programa “Universo Porto da Bancada” de ontem, Francisco J.Marques apresentou um leque impressionante de emails sobre o “Apito Abençoado”. Como foram tantos farei 3 posts sobre o assunto que serão lançados ao longo do dia. Aqui fica o primeiro capítulo sobre as trocas de e-mails entre Adão Mendes, dirigente do Conselho de Arbitragem da AF Braga e Paulo Gonçalves, assessor jurídico da SAD do Benfica e representante do clube na Liga.

Vem aí o esfolar do Cabrito

Com que então Manuel Mota é amigo do Benfica e por isso é preciso lutar por ele num recurso para obter uma nota positiva. Mas ainda existia alguém neste país que não soubesse que Manuel Mota era amigo do Benfica?
O Renato referido por Adão Mendes neste email é o seu filho que estava a ser preparado para entrar pela porta grande do apitamento nacional. De seguida há mais informação sobre este senhor.

Paulo Gonçalves respondeu a este email com um: “Caro amigo. Obrigado pela informação. Abraço forte”.

Todos os dias ponho a carne toda no assador por nós

 

Com que então, Adão Mendes precisa de uma ajuda de Paulo Gonçalves e pede-lhe que meta “toda a carne no assador como eu a ponho todos os dias por nós”. Por “nós”, obviamente refere-se ao Benfica. Se isto é impressionante, o que dizer da confiança que Adão Mendes tem no assessor do Benfica para resolver problemas nas instituições desportivas, concluindo o mail com um “Sei que consigo vamos ganhar”.
Paulo Gonçalves responde afirmando que resolverá o assunto pessoalmente “explicando a razão que assiste ao árbitro”. Um árbitro está com um problema nas instâncias da arbitragem e é o Benfica que o vai defender? E com quem terá falado pessoalmente Paulo Gonçalves?

A conversa continuou sobre a nota de Manuel Mota:

Infelizmente o anexo do documento entregue em mão não foi obtido pelo director de comunicação do Porto. Mas isso não impede que as autoridades “apanhem” toda a informação com um mandato judicial, que por esta altura é obrigatório.

O Vítor Pereira é solução antes do recurso?

Dias depois de ter pedido ajuda para Manuel Mota, Adão Mendes solicita a colaboração de Paulo Gonçalves para resolver a tal questão que o filho (Renato) tem com a FPF. E aqui era desde já importante que a FPF e a Liga viessem a terreiro explicar que caso é este e abrisse um processo de inquérito interno para perceber se por algum momento o filho deste senhor foi beneficiado.
Mais interessante ainda é percebermos que Adão Mendes tem a clara percepção de que Vítor Pereira é um elemento “abençoado” e que poderá passar por ele a solução, mesmo antes de o caso ir a recurso.
Engraçado também é o facto de Paulo Gonçalves saber que Isabel Cunha é “próxima” de Paulo Costa. O grau de proximidade também era importante de aferir.
Para quem não sabe, Paulo Costa é irmão de Rui Costa (árbitro da I categoria) e um dos 3 “génios” que domina actualmente o Conselho de Arbitragem e que transitou do mandato de Vítor Pereira para o de José Fontelas Gomes. O outro génio é João Ferreira que também já vem dos tempos do “Vitinho”. Estão a perceber o filme, certo?

O chefe está comigo para tudo

 

Este email é delicioso. Adão Mendes faz um forcing sobre Paulo Gonçalves “avisando-o” que se for o glorioso a patrocinar a coisa fica mais fácil. E até atirou com o facto de o “chefe” que obviamente é Luís Filipe Vieira, “estar com ele para tudo”.

 

Vítor Pereira resolve

 

E não é que Vítor Pereira resolveu mesmo? O assunto passou directamente para o plenário do Conselho de arbitragem. “Era por isso a altura de o…” quê? E “vamos então…” para onde? Ficam as perguntas para as quais toda a gente já percebeu a resposta.

 

O amor ainda está no ar

Atenção que este email tem cerca de 1 ano e refere-se à preparação “abençoada” da época 2016/2017 e nele é possível verificarmos os nomes dos assistentes que melhor servem os interesses encarnados e “nada pode falhar” para que a carreira destes senhores se desenvolva rapidamente.

Digam lá que isto não é um fartar vilanagem?

E este post é apenas a parte I de vários posts que lançarei durante o dia. Há muito mais a falar. Fiquem atentos.
Sobre esta primeira leva de emails fica também o vídeo: