Ricardo Moreira alerta para “fase muito importante” da época

A invicta equipa de andebol recebe este sábado (16h00) o campeão ABC, quarto na tabela

“Somos favoritos, estamos na frente e queremos vencer”. A frase, lapidar, é de Ricardo Moreira, na antevisão à receção deste sábado (16h00, com transmissão em direto no Porto Canal) ao ABC, o campeão em título, para a 21.ª jornada da fase regular do Andebol 1. Trata-se de um clássico do andebol português, frente a um adversário que já conseguiu surpreender no Dragão Caixa e que o capitão portista não desvaloriza, mesmo que esteja no quarto lugar (47 pontos, menos 13 do que os Dragões, mas com dois jogos em atraso) e que Nuno Grilo já não integre o plantel bracarense. O ponta direita frisa ainda que se o FC Porto vencer o ABC e o adversário seguinte, o Sporting (segundo classificado, com menos quatro pontos do que os Dragões), ficará “numa boa situação” para a fase final e para meses de fevereiro e março carregados de encontros da Taça EHF.

Em busca da 29.ª vitória em 29 jogos em 2016/17
“Somos favoritos, estamos na frente e queremos vencer. O ABC é o campeão em título e vai tornar a nossa tarefa muito difícil. Sabemos os pontos fortes deles e que querem encurtar a distância em relação a nós, que estamos no primeiro lugar. É importante continuar a nossa senda de vitórias e não deixar cair este objetivo até ao final.”

Jogo mais decisivo para FC Porto ou ABC?
“Para uma equipa que já tem três ou quatro derrotas o jogo pode ser mais decisivo, mas numa segunda fase, dividindo os pontos a meio, as coisas podem ficar diferentes. Não pensamos para quem pode ser mais decisivo, mas sim qual o nosso objetivo, quais os pontos fortes, onde jogamos e com quem jogamos.”

Ciclo importante
“Principalmente pensamos jogo a jogo, mas sabemos que estes dois jogos [com o ABC e deslocação ao terreno do Sporting, na quarta-feira, às 20h00] vêm numa fase muito importante. Nesta semana temos de estar muito bem e depois vem aí uma fase de jogos europeus, com campeonato pelo meio. Pensamos que podemos ficar numa boa situação para uma segunda fase se vencermos estes dois jogos e isso seria justo para o que temos trabalhado e para a seriedade que temos tido ao longo do ano. Mas temos de estar bem e os adeptos têm de estar connosco, com eles somos sempre mais fortes do que realmente somos.”

Saída de Nuno Grilo para o Créteil
“É uma perda importante, mas recordo que no último jogo com o ABC, em Braga, a pedra mais importante foi o outro lateral esquerdo, o André Gomes. Mas sim, era um jogador muito importante na manobra do ABC.”

Pode consultar aqui os preços e locais de venda dos bilhetes para este encontro, que se disputa antes do clássico de futebol, entre FC Porto e Sporting (20h30).

Fonte: FC Porto