Já viste este telemovel igual ao Galaxy S8, Octacore, Camara 16Mp da Sony, Touch ID...etc por APENAS 100€? Visita o nosso link e não pagas portes de envio nem taxas alfandegárias!

CLICA AQUI

Soares é peixe na área

PERFIL Só marca na zona do golo e fá-lo maioritariamente de cabeça, após cruzamento largo. Os outros avançados da I Liga garantem que era a melhor solução interna

Em 2016/17, Soares marcou uma em cada três oportunidades flagrantes de golo. André Silva (uma em cada duas) fez melhor. E também ganhou mais duelos no ar

Tipologia do golo certifica que joga com mais facilidade em ataque continuado do que em contragolpe e que é letal nas bolas paradas. Pé esquerdo é o maior handicap e aquilo que terá de melhorar

O primeiro treino de Soares no FC Porto não permitiu que o brasileiro se mostrasse, mas os dois anos que leva no futebol português são cartão de visita suficiente para que se possa inferir sobre o tipo de avançado que o FC Porto contratou: um animal de área, um avançado puro, que joga nos 660 metros quadrados que definem aquele espaço como ninguém, mas que tem mais dificuldades quando é para finalizar longe do seu habitat natural. Soares marcou 25 golos desde que chegou a Portugal (16 no Nacional e nove no V. Guimarães). Nenhum foi fora da área, o que diz muito sobre a zona onde mais gosta de finalizar. Mas não acredite que o brasileiro é apenas um jogador de encostar, como Marc Janko se chegou a definir quando, há quatro anos, chegou para reforçar os dragões exatamente nessa fase da época. Soares fez cinco golos na pequena área e 20 no espaço circundante. A larga maioria foi na zona do penálti e quase metade (12) correspondem ao lance-tipo que melhor o define: cruzamento largo (ora da esquerda, orada direita) e cabeceamento nas alturas. Essaéaim agem demarca, que começou a construir no Nacional( oito dos 16 golos totais) e confirmou no V. Guimarães (quatro em nove).

Curiosamente, André Silva tem, a este nível, tipologias parecidas. Dos 19 golos que marcou pela equipa principal do FC Porto, 42% (oito) também foram de cabeça. A ideia é, mais do que os dois possam jogar juntos, que o jovem ponta de lança português tenha uma alternativa clara de qualidade e cujas características não tenham de alterar assim tanto a forma de jogar da equipa. Soares é autêntico peixe na área e pode ser esse jogador.

Há outro dado que serve para ratificar a confiança que o FC Porto manifestou no jogador. Costuma duvidar-se do rendimento de atacantes de equipas menores em conjuntos que passam muito tempo na área rival. Soares marcou a maior parte dos seus golos em ataque continuado. Foram 12 em 25 (48%). A esses soma mais nove (36%) de bola parada, o que significa que 84% do pecúlio total provém do tipo de jogada que os candidatos ao título mais exploram

.

Contas feitas, importa saber o que acham os outros avançados da I Liga, aqueles que também querem vir a jogar num grande. Era Soares a melhor solução no mercado português para o FC Porto? Platiny (Feirense) e Rafael Lopes (Chaves) acreditam que sim. Whelton alarga a confirmação: “Era um dos melhores…”

AVANÇADOS DA I LIGA AVALIZAM REFORÇO

Rafael Lopes

Avançado do Chaves

“Pode ser“Soares o remédio…”

é, sem dúvida, um avançado à Porto. Tem tudo para ter sucesso. É bom jogador, sabe segurar a bola, é uma referência dentro da área, perigosíssimo de cabeça e pelas suas movimentações. Tem capacidade para jogar de costas para a baliza e isso sempre foi uma característica de jogo do FC Porto, com apoios, tabelas e desmarcações curtas. O FC Porto acertou na contratação, pode ser o remédio que procuravam para o ataque.”

Platiny

Avançado do Feirense

“É o melhor do momento”

“O Soares é o avançado do momento, o melhor em Portugal. O FC Porto fez uma boa contratação, sem dúvida. Está em grande forma e pode ser a solução que o FC Porto procura. Com o André Silva poderá formar uma dupla fortíssima. É um jogador que luta muito, que se entrega muito ao jogo e isso pode ajudar. Com ele, o FC Porto tem mais chances de recuperar o atraso para o Benfica. Tem a experiência que falta no ataque.”

Welthon

Avançado do Paços de Ferreira

“Está à vista: é dos melhores”

“Não é estranho o Soares chegar ao FC Porto, porque está à vista de todos que é um dos melhores avançados do campeonato português. Deu sequência no Vitória à grande época que tinha feito no Nacional e, como é normal, iria subir patamares agora, ou no final da temporada. É um avançado diferente daquilo que o FC Porto tem. Será uma solução para que o treinador do FC Porto possa para pensar em várias formas de jogar no ataque.”

Custa 5,6 milhões à SAD portista

O FC Porto pagará 5,6 milhões de euros para ter 80% do passe do jogador, valor que corresponde, em proporção, aos sete milhões de euros em que o V. Guimarães o avaliou. Destes, 3,5 milhões vão para o clube minhoto e 2,1 vão para Deco, o empresário do jogador, campeão da Europa no Dragão em 2004 e que fez a ponte entre os clubes e a intermediação do negócio. O FC Porto compromete-se ainda a dar prioridade ao Vitória nos empréstimos em 2017/18, sem a garantia de manter por lá Marega, se houver propostas para a sua transferência.

Fonte: Ojogo