Triunfo na Turquia garante play-off da Youth League

Equipa de Sub-19 venceu o Besiktas por 1-0 e subiu provisoriamente ao primeiro lugar do grupo G. Veja aqui o golo

 

A equipa de Sub-19 do FC Porto venceu esta terça-feira o Besiktas, por 1-0, resultado que permite à formação de João Brandão garantir desde já uma vaga no play-off de acesso aos oitavos de final da Youth League. Um golo de Diogo Leite foi o suficiente para os Dragões chegaram aos 12 pontos, tendo agora mais três do que o Mónaco (recebe o Leipzig às 14h00 de Portugal Continental), que joga no Olival na derradeira jornada da prova. O objetivo, que agora depende única e exclusivamente dos portistas, é manter o primeiro lugar do grupo G, uma vez que é o único que garante o apuramento direto para os oitavos.

No Estádio Yusuf Ziya Onis, nos arredores de Istambul, foi a equipa portista a primeira a dar sinais de querer agitar o jogo. Ainda assim, a supremacia teve poucos sinais concretos junto da baliza turca, tendo sido de Santiago Irala a melhor oportunidade para inaugurar o marcador: o paraguaio falhou a emenda de cabeça a poucos centímetros do golo. A segunda metade do segundo tempo marcou a reação da equipa da casa, que, com mais espaço, viu Diogo Costa (24m) negar o golo a Oğuzhan Akgün, naquela que foi a melhor oportunidade turca de toda a partida.

Já nos descontos, acabou por acontecer o lance que decidiu o jogo. Paulo Estrela cobrou o livre sobre a linha do meio campo, Diogo Queirós tocou para Romário Baró que acertou com a barra; valeu Diogo Leite que, no sítio certo, fez o golo do triunfo azul e branco.

O segundo tempo foi menos bem jogado. As tentativas turcas esbarraram na boa organização defensiva do FC Porto, que não permitiu uma única oportunidade clara de golo. Por outro lado, numa jogada individual, foi Madi Queta que esteve perto do 2-0 (60m), antes de uma fase em que o jogo passou para uma dimensão mais física e faltosa e, consequentemente, disputada a um ritmo mais baixo.​​​​

FICHA DE JOGO

BESIKTAS-FC PORTO, 0-1
UEFA Youth League, grupo G, 5.ª jornada
21 de novembro de 2017
Yusuf Ziya Onis Stadium, Istambul

Árbitro: Aliyar Aghayev
Assistentes: Mubariz Hashmov e Akif Amirali
Quarto árbitro: Oguzhan Ugurlu

BESIKTAS: Ersin Destanaglu, Mentin Guler, Suleyman Selak, Siyar Kepir (cap.), Alpay Celebi, Erdem Seçgin, Oguzhan Akgun, Mustafa Apardim, Mertcan Açikgoz, Gani Sevim e Marlon Uçuncu
Substituições: Gani Sivim por Yusuf Atasoy (61m) e Erdem Seçgin por Ege Atlem (83m)
Não utilizados: Mirac Degirmenci, Yusuf Abay, Kerem Kalafat, Berkay Ca e Ridvan Yilmaz
Treinador: Yasin Sulun

FC PORTO: Diogo Costa, Mamadu Lamba, Diogo Queirós, Diogo Leite, Diogo Bessa, Rui Pires, Mateus, Paulo Estrela (cap.), Santiago Irala, Romário Baró e Madi Queta
Substituições: Mateus por Afonso Sousa (46m), Santiago Irala por Junior Maleck (76m) e Paulo Estrela por Pedro Justiniano (90m)
Não utilizados: Ricardo Silva, João Lameira, Fábio Vieira e João Mário
Treinador: João Brandão

Ao intervalo: 0-1
Marcadores: Diogo Leite (45+3)

Disciplina
: cartão amarelo a Mustafa Apardi (63m), Oguzhan Akgun (65m), Siyar Kepir (66m), Rui Pires (66m), Paulo Estrela (68m) e Suleyman Selak (90+2)

Fonte: FC Porto