Triunfo sobre o Galitos Barreiro mantém Dragões na liderança

FC Porto recebeu e bateu a equipa barreirense (82-58) na quinta jornada da segunda fase do campeonato

 

O FC Porto segue firme na liderança da Liga Portuguesa de Basquetebol depois de receber e vencer este sábado o Galitos Barreiro (82-58), no Dragão Caixa, em partida da quinta jornada da segunda fase da prova. Com este triunfo, os campeões nacionais passam a somar 49 pontos e voltam a entrar em campo na quinta-feira (6 de abril), novamente no Dragão Caixa, frente à Oliveirense. O encontro, da sexta ronda desta segunda fase, terá transmissão em direto no Porto Canal.

Diz-nos a história mais recente que os duelos com o Galitos Barreiro costumam ser difíceis e o primeiro período foi um retrato disso mesmo, pois terminou com um empate a 23 pontos. Disposto a quebrar a resistência barreirense, o FC Porto entrou com o gás todo nos dez minutos que se seguiram e aproveitou a boleia de Brad Tinsley (18 pontos), mas também de Miguel Queiroz (10 pontos), para estabelecer um parcial de 23-10 e ganhar uma vantagem considerável no momento de recolher aos balneários para o descanso (46-33). Do outro lado, é justo dizer-se, faltavam elementos importantes como Jarred Jackson e Miguel Minhava.

Se o segundo período mostrou a melhor faceta dos campeões nacionais, o terceiro esteve longe de ser bem conseguido por parte da equipa de Moncho López mas, ainda assim, pouca ou nenhuma mossa fez na vantagem construída, que era de 12 pontos à entrada para os derradeiros dez minutos (62-50). A qualidade portista voltou a sobressair no quarto período e o triunfo rapidamente se tornou uma certeza, acabando por ficar selado com um 82-58. Numa grande performance coletiva do FC Porto, destaque para Brad Tinsley (22 pontos), Miguel Queiroz (15 pontos), José Silva (13 pontos) e Nick Washburn (10 pontos e 14 ressaltos).

No final da partida, em declarações ao Porto Canal, Moncho López enalteceu a importância de mais um triunfo, que permitiu manter a liderança. “Vencer nesta fase é sempre importante e hoje fizemo-lo contra uma equipa bem trabalhada, mas que chegou aqui desfalcada. Tivemos grandes momentos e outros não tão bons, como o terceiro período. Os jogadores fizeram um excelente trabalho e estão de parabéns pela vitória, que acabou por ser justa. Nesta fase, jogando em casa, temos de assegurar todas as vitórias. É sempre bom continuar em primeiro, mas ainda temos muito trabalho pela frente”, afirmou o treinador espanhol.

FICHA DE JOGO

FC PORTO-GALITOS BARREIRO, 82-58
Liga Portuguesa de Basquetebol, 2.ª fase, 5.ª jornada
1 de abril de 2017
Dragão Caixa, Porto

Árbitros: Luís Lopes, Hugo Antunes e Daniel Oliveira

FC PORTO: Brad Tinsley (22), Pedro Bastos (6), José Silva (13), Miguel Queiroz (15) e Sasa Borovnjak (6)
Jogaram ainda: André Bessa (3), Nick Washburn (10), João Gallina, Ferrán Ventura (3), Vladyslav Voytso, João Grosso (1) e Miguel Miranda (3)
Treinador: Moncho López

GALITOS BARREIRO: Diogo Correia (10), Khyle Marshall (8), Jacques Conceição (13), Stephen Grosey (10) e Josimar Cardoso (7)
Jogaram ainda: Carlos Ferreirinho (6), Artur Castela (4), Tiago Valério e Rubinho Mendes
Treinador: André Martins

Ao intervalo: 46-33
Parciais: 23-23, 23-10, 16-17, 20-8

Fonte: FC Porto