V.Guimarães tem o melhor Marega a marcar e a oferecer

Depois de uma entrada goleadora no campeonato, o maliano de 26 anos superou o recorde pessoal ao nível do rendimento também nas assistências

Nem só com golos Marega tem contribuído para a grande temporada do Vitória de Guimarães. Esta última jornada, em que a equipa de Pedro Martins venceu o Vitória de Setúbal, no Bonfim, por 2-0, pôs em evidência um outro predicado do internacional maliano: a generosidade a dar golos a marcar aos companheiros. Hernâni e Raphinha construíram o triunfo com assistências de Marega.

Aos 26 anos, esta é a melhor época da carreira do atacante cedido pelo FC Porto, que entrou neste campeonato a golear e a três jornadas do fim tem seis assistências a juntar ao registo de 13 golos – 12 na I Liga e um na Taça de Portugal, que valeu a presença no Jamor!

A eficácia de Marega na construção da sexta vitória consecutiva dos vimaranenses numa série de 11 jornadas sem derrotas – pelo meio, perderam em Chaves, mas mesmo assim apuraram-se para a final da Taça de Portugal – permitiu-lhe superar as cinco assistências da época passada, que repartiu entre o Marítimo e, a partir de janeiro, o FC Porto.

Nos 24 jogos de 2015/16, fez cinco golos e outras tantas assistências. Atualmente, a um jogo de igualar o número de presenças no campeonato anterior, está a dois golos de triplicar o registo de então e ultrapassou já o das assistências.

A deslocação do centro do ataque para a ala explica esta tendência para fazer passes decisivos, que já ficara inscrita noutras três vitórias: sobre Chaves (duas), Rio Ave e Arouca. Ilustra, também, a disponibilidade de Marega para colocar a qualidade ao serviço do coletivo – o centro do ataque é, agora, de Texeira -, e ainda a perseverança, pois da história da época também consta um jejum de golos de 11 jogos.

Ele resiste a tudo e encontra sempre forma de se tornar útil para Pedro Martins, acima de uma ou outra polémica – a mais recente no Bonfim, onde fez caretas aos adeptos e ouviu insultos racistas. Mais sólido no 4.º lugar, com a derrota do Braga, o Vitória de Guimarães começa hoje a preparar-se para o Arouca.

FONTE: O JOGO