Vitória a abrir a segunda volta

FC Porto derrotou o Illiabum em Ílhavo e aproximou-se do primeiro lugar da Liga Portuguesa de Basquetebol (80-72)

 

O FC Porto continua a encurtar distâncias para a liderança da Liga Portuguesa de Basquetebol​, que agora está ao alcance de três pontos à custa da derrota do Benfica, primeiro classificado, em Guimarães. Este sábado, em Ílhavo, venceu o Illiabum por 80-72, em jogo a contar para a 12.ª jornada da fase regular, e primeira da segunda volta. Sasa Borovnjak foi o MVP, com 19 pontos, 11 ressaltos e uma assistência, mas Will Sheehey (26 pontos, 10 ressaltos e 3 assistências) e Will Hanley (14 pontos, 10 ressaltos e 4 assistências) também estiveram em destaque.

Foi uma primeira parte equilibrada aquela a que se assistiu no Pavilhão Municipal Capitão Adriano Nordeste, em Ílhavo, onde as duas equipas andaram lado a lado no marcador, ainda que os ilhavenses tenham estado durante a maior parte do tempo em vantagem. Tudo mudou nos últimos quatro minutos, altura em que os portistas ganharam algum ascendente no jogo, impondo um parcial de 10-0 que lhes permitiu recolher para o intervalo na frente (44-36).

O FC Porto trouxe dos balneários a sua melhor versão e no terceiro período disparou no marcador, colocando a vantagem na casa das duas dezenas de pontos. O jogo estava controlado, mas o Illiabum não deitou a toalha ao chão e respondeu no derradeiro quarto, conseguindo reentrar na discussão pelo resultado. Pairou no ar a memória do encontro da primeira volta, em que os ilhavenses passaram para a frente no quarto período e saíram vitoriosos do Dragão Caixa (76-80​), mas desta vez os portistas não deixaram escapar os dois pontos.

“Gostei muito do jogo”, disse Moncho López ao Porto Canal, admitindo que a equipa não tomou boas decisões em alguns momentos da partida que, no entanto, “teve sempre controlada”, ressalvou.

Os Dragões só voltam agora a jogar a 29 de dezembro (20h30), no Dragão Caixa, palco do encontro com o Vitória de Guimarães, para a 13.ª jornada da Liga.

FICHA DE JOGO

ILLIABUM-FC PORTO, 72-80
Liga Portuguesa de Basquetebol, fase 1, 12.ª jornada
16 de dezembro de 2017
Pavilhão Municipal Capitão Adriano Nordeste, em Ílhavo

Árbitros: Luís Lopes, Paulo Marques e Hugo Antunes

ILLIABUM: Marko Lonkovic (7), Ronald Boggs (15), Nuno Sá (4), F. Pejovic (20) e Augusto Sobrinho (2)
Suplentes: Jeffrey Hearly (9), Carlos Cardoso (7), Pedro Belo, Jorge Silva, Pedro Soares e Diogo Araújo (8)
Treinador: Pedro Nuno

FC PORTO: Marcus Gilbert (10), Pedro Bastos, Will Sheehey (26), Will Hanley (14) e Miguel Queiroz (3)
Suplentes: André Bessa (3), Pedro Pinto (1), Sasa Borovnjak (19), Ferrán Ventura, António Monteiro (4), Miguel Miranda e Vladyslav Voytso
Treinador: Moncho López

Ao intervalo: 36-44
Parciais: 22-20, 14-24, 15-24, 21-12

Fonte: FC Porto